A Coca -Cola que virou Pepsi, transformou-se em meme e deixou uma pergunta no ar: foi pegadinha?
Artigo/Maurício Santana
Imagem/ Internet |
Qualificar positivamente a força de uma marca "planetamente" conhecida como a Coca-Cola é , teoricamente, chover no molhado. Agora, questionar (leia-se contrariar) uma ação da mais conhecida marca de refrigerantes é no mínimo perturbador! A boca fica seca....Não é difícil concordar que a nova lata da empresa, em comemoração à Copa das Confederações realizada no Brasil, com as cores do país (verde,amarela e azul) deu uma 'escorregada' ao lançar dentre as latinhas, uma com as cores azul, branca e vermelha(na ordem), as mesmas ilustrações da Pepsi, e que em poucos dias após seu lançamento, foi trolada ao aparecer encapada toda de branca, com um recorte circular exatamente na divisão das cores, idêntico ao logotipo da Pepsi.
A gafe foi ligeiramente aproveitada pela Pepsi e logo criou-se um banner em sua página oficial do Facebook, alfinetando indiretamente a concorrente.
A gafe foi ligeiramente aproveitada pela Pepsi e logo criou-se um banner em sua página oficial do Facebook, alfinetando indiretamente a concorrente.
O mais difícil é definir a ação como barrigada ou Case de sucesso. Segue alguns questionamentos(mais?).Transformar a "Cocpepsi" foi um ato pensado? Será que o simples fato de estar presente na viralização digital beneficia a marca nas Redes Sociais? Erro de cálculo ou espontaneidade da mídia social? Mas o grande q da questão é: a proximidade entre as duas empresas não é tão longe como pensávamos?
A ousadia (foi a primeira vez na história que a Coca-Cola mudou provisoriamente a cor das latas do refrigerante) aumentou ainda mais a sede por ações e conflitos inusitados, tão raro entre as duas marcas, contribuindo substancialmente ao marketing de guerrilha.
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